conexoeshumanasuepb@gmail.com
Aos Docentes, Servidores(as) Técnico-Administrativos(as) e Discentes do Centro de Humanidades:
No momento em que estamos apresentando os nossos nomes como candidatos à Direção do Centro de Humanidades da UEPB, chefias departamentais e coordenações de Curso, com Gestão para o
Biênio 2009-2011, sabemos que estamos também, submetendo ao julgamento de toda a comunidade acadêmica deste Campus: a pessoa que somos, o nosso desempenho e competência profissional, o modo como nos relacionamos com os docentes, servidores/as técnico-administrativos/as e discentes.
O nome escolhido para nossa chapa, Conexões Humanas é o início, do que nos move: o ideal de trabalharmos juntos com vocês, conectados, para a melhoria e o crescimento qualitativo e quantitativo do CH, para torná-lo a Instituição de Ensino Superior de que precisamos e desejamos. Reconhecemos os avanços da UEPB nos últimos anos, conhecemos que são muitos os desafios que ainda nos aguardam, mas confiamos no potencial humano de que dispomos: docentes bem capacitados e engajados, funcionários responsáveis e bem dispostos a colaborar e estudantes que buscam um ensino de qualidade. Tudo isto é força e energia que revigora nosso espírito e nos leva a propor o trabalho que esperamos realizar quando eleitos.
No tempo em que ventos suis
Causavam estragos gerais
Fiz barrocas nos quintais
E plantei cravos azuis
(Ariano Suassuna)
O nosso projeto começa pela afirmação de princípios éticos às diversidades, à pluralidade de ideias, à coisa pública, à autonomia departamental e com o compromisso de gestão direta e coparticipativa dos diferentes setores da universidade, de luta por melhores condições de Ensino, Pesquisa e Extensão e, ainda, por dar visibilidade ao CH junto à comunidade guarabirense e às circunvizinhas, conscientizando-as da importância de formar profissionais que a elas vão servir, e firmar, junto aos órgãos competentes desses municípios, parcerias em projetos e convênios. Assim, estruturamos a nossa carta programa considerando três pontos: a) Ensino, Pesquisa e Extensão; b) relação com a comunidade; c) infra-estrutura e questões administrativas do CH.
Na nossa gestão, comprometemo-nos a:
A) ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Lutar pelo envolvimento dos professores(as) doutores, mestres e especialistas com a pesquisa e com a extensão, criando possibilidades para que possam participar de projetos de pesquisa e extensão, cadastrando-se nos grupos de pesquisas existentes no CH e sendo por eles absorvidos, criando condições para co-orientações em projetos financiados por órgãos de fomento;
Lutar pelas novas instalações da Biblioteca do CH e ampliar o acervo bibliográfico;
Incentivar a participação de professores(as) e estudantes em encontros, congressos e simpósios de áreas, graças ao envolvimento em projetos de pesquisa e extensão e em projetos extra-institucionais e de apoio dos professores da UEPB, tanto na organização de eventos, quanto no acompanhamento de bolsistas fora da UEPB, com instituições como: CARITAS, SEBRAE, MST, CPT, UFPB, UFCG, INCRA, GAGEPA entre outras.;
Lutar por mais vagas de Monitoria e incentivar os projetos voluntários (PIVIC), os projetos de Iniciação Cientifica (PIBIC) e os projetos de viagens de campo, viagens programadas para encontros, congressos e simpósios das áreas, com a participação de estudantes e professores(as) apresentando trabalhos;
Lutar para que se estabeleçam novos concursos públicos para professores(as) e funcionários(as) da UEPB, até a formação de um quadro efetivo completo em todos os cursos e áreas da administração;
Garantir a permanência dos cursos de especialização em Geografia e Letras e abertura de outros cursos na área de Direito, História e Pedagogia. Desde já, entendemos ser possível uma especialização interdisciplinar sobre métodos e práticas de ensino para graduados e professores da rede de ensino;
Elaborar um projeto interdisciplinar de especialização a partir do curso de Direito voltado para os Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (DHESC), que possa envolver os conselhos municipais, os fóruns da região e a sociedade civil organizada;
Lutar para implantar um projeto em nível de Mestrado na perspectiva das Ciências Humanas e/ou Sociais, com linhas que atendam as áreas de Letras, Educação e Ciências Jurídicas;
Organizar uma coordenação geral para as práticas pedagógicas ou de ensino, com espaço físico definido, funcionário responsável e professores coordenando as atividades. Essa proposta relaciona-se diretamente com a programação das escolas estaduais e com o exercício dos estágios supervisionados;
Institucionalizar um projeto de extensão para que os alunos concluintes, professores do CH e professores da rede estadual e municipal de ensino possam se preparar para as seleções de mestrado. Nesse caso, deve se preocupar com a elaboração de projetos de pesquisa, definições metodológicas, bases teóricas e inglês e/ou francês instrumental;
Oferecer um curso de informática básico para professores e funcionários que ainda não estão preparados para o manuseio dessa nova ferramenta de trabalho;
Criar condições para o acesso aos órgãos de fomento a pesquisa, preparando os professores(as) para a construção dos seus currículos lattes na base de dados do CNPq; cursos de formação oferecidos on line na rede; caça de editais e preparação de projetos de pesquisa para concorrer aos editais;
Trabalhar para a constituição efetiva de uma revista cientifica trimestral do CH, que se inspire nos periódicos qualis, em formato papel e digital;
Considerar as iniciativas advindas do Movimento Estudantil Organizado, representado em seus Centros Acadêmicos (CA’s) e em Nível de Diretório Central dos Estudantes (DCE), contribuindo, no possível, para a realização de eventos, cursos de formação, congressos, encontros, simpósios e reivindicações por melhorias aos seus pares, como a possibilidade de constituição da Residência Universitária em Guarabira;
Organizar um Seminário sobre a Memória Viva da UEPB/CH, desde sua fundação (FAFIG) até os dias atuais. A idéia e trazer para a UEPB, trajetórias de vida, tanto dos professores da instituição, quanto dos ex-alunos que atualmente ocupam diferentes cargos e atividades profissionais, em empresas privadas, ou no serviço público;
Articular, junto ao curso de Direito, um Núcleo de Pesquisas e Práticas Jurídicas que esteja relacionado com o escritório modelo e com as atividades de Direito já desenvolvidas pelos professores que atuam tanto na área de ensino-pesquisa, quanto nas práticas jurídicas;
Implantar um projeto de “CURSINHO SÓ HUMANAS/UEPB” nos moldes do UNIVEST/CONVEST, aproveitando os estudantes em final de curso e a área de práticas de ensino para o exercício dos graduandos e incentivo aos estudantes da rede pública em prestar vestibular para a UEPB/CH;
Organizar concurso para a valorização de trabalhos monográficos de acordo com as áreas de conhecimento;
Apoiar a realização de eventos acadêmicos como ciclos de palestras, debates, encontros, seminários e cursos de formação que valorizem os conhecimentos científicos ou as demandas da sociedade organizada;
Lutar pela aquisição de uma mapoteca para aulas de geografia, história, letras e pedagogia. Bem como para a aquisição de programas que usem cartografia digital e sistemas de informação geográfica;
Oferecer um curso sobre o novo acordo ortográfico para Docentes e Servidores/as Técnico-Administrativos/as que desejem conhecer as novas regras da ortografia.
B) RELAÇÃO COM A COMUNIDADE:
Ampliar as nossas conexões humanas com outras instituições, públicas e privadas, no sentido de celebrar convênios e parcerias para aquisição de material e desenvolvimento de atividades que possam beneficiar tanto a comunidade acadêmica, quanto a comunidade local;
Criar uma Ouvidoria para o CH, possibilitando assim uma maior interação com a sociedade civil;
Fazer contatos com o poder local para a instalação de ciclovia, acostamento e iluminação do trecho que vai da UEPB até o Posto Frei Damião, facilitando o acesso ao CH por meios ecológicos como ciclismo e caminhada, bem como a garantia de um serviço público de transporte regular do centro de Guarabira até a UEPB, com passagens a preços justos e respeito a horários de embarque e desembarque de passageiros;
Buscar uma maior aproximação da instituição com a Secretaria Municipal de Educação e com a 2ª Regional de Ensino da Paraíba com vistas à criação de uma Escola Modelo para o exercício das práticas de ensino; cursos de formação e aperfeiçoamento para professores da rede municipal e estadual de ensino infantil, fundamental e médio.
Criar um fórum de debates com a sociedade civil organizada e os poderes constituídos, sobre o real papel da UEPB para a região, assim como a necessidade de criação de um novo curso para o turno da manhã, pois existe todo um corredor de salas livres e a crescente busca de estudantes por novos cursos;
Buscar parceria com a Guaraves no sentido de iniciar um programa para a plantação de mudas de Eucalipto cheiroso nas proximidades das cercas do CH, bem como, de providências na instalação de mais filtros de ar em suas instalações;
Articular junto aos poderes constituídos e sociedade local um Museu, Fundação e/ou Instituto do Agreste que sistematize e organize os elementos da história, geografia, produção literária, fonográfica, iconográfica e outros bens patrimoniais que valorizem o conhecimento regional;
C) INFRA-ESTRUTURA E QUESTÕES ADMINISTRATIVAS DO CH
Garantir a constituição de um Planejamento Geral Participativo para sanar as limitações técnicas e operacionais. Redefinição de espaços, aquisição de equipamentos, sistema complementar de segurança eletrônica, pela atualização e renovação de aparelhos eletrônicos e pela qualificação docente e técnica;
Ter até 2010 o CH completamente conectado ou em rede, com a ampliação da capacidade em acessar a internet; com a completa informatização dos dados dos estudantes e professores junto às coordenações de cursos e; com a implantação de uma página do CH em link com a página on line da UEPB, trazendo informações sobre as diferentes atividades do CH e da comunidade acadêmica;
Fazer contato com os órgãos competentes para a conclusão das obras que faltam no anexo do CH, biblioteca, salas de aula e recuperação das antigas instalações que se encontram estragadas;
Organizar o espaço de estacionamentos, demarcação de espaço para as motocicletas, ampliação do estacionamento na lateral do bloco de Geografia, com pavimentação, iluminação e arborização dessa área;
Empenhar-se pela instalação de um caixa eletrônico do Banco Real no anexo do CH;
Lutar pela inclusão de um técnico da área de Ciências Contábeis para o Centro de Humanidades, para que o mesmo possa contribuir com as prestações de conta do CH, bem como de todas as prestações de conta dos projetos de pesquisas com financiamento a exemplo do CNPq/PROPESQ/ISA/Parque Tecnológico entre outras instituições de fomento à pesquisa;
Valorizar a atuação dos(as) servidores(as) do CH e do pessoal de apoio, criando oportunidades para que o/as mesmos(as) se especializem, passem por treinamentos e se qualifiquem para um melhor desempenho de suas funções;
Apoiar a ação sindical dos professores e funcionários da instituição e criar as condições para o registro de uma associação dos servidores da UEPB/CH, pois existem bens patrimoniais (terreno) comprado pela antiga FAFIG e doado para a categoria e que precisa ser efetivamente registrado e desfrutado. Nesse espaço será possível lutar por uma sede social para os servidores e familiares;
Lutar pela aquisição de um micro-ônibus para a realização de atividades de campo, estágios supervisionados dos concluintes, práticas pedagógicas nas escolas, viagens para encontros de pequenas e médias distâncias, entre outras atividades e; por um novo veículo para as atividades administrativas do CH;
Trabalhar pela criação de novas salas de aula; ambiente de professores com banheiro e salas para orientações, melhoria em salas já existentes: iluminação, circulação de ar, tomadas, lixeiros; instalação de uma sala exclusivamente para o arquivo; ampliação da sala de Geologia, Pedologia e Paleontologia (Núcleo de Estudos Ambientais);
Buscar a instalação de um “Centro de Vivência”, com uma central de xérox, praça de alimentação, banca de revista/livros, anfiteatro aberto e coberto;
Colocar em prática o projeto que harmoniza o padrão estético do CH, em especial no que tange aos espaços livres, como jardins e canteiros.
Este projeto de gestão para o CH nomeado de Conexões Humanas é fruto de um constante ciclo de conversas e reuniões com os três segmentos da UEPB/CH. Muitas outras questões ainda serão levantadas, por entendemos que essa carta programa é apenas o ponto de partida e que o compromisso assumido é ainda maior, pois os problemas enfrentados no cotidiano apontarão para novas práxis. Assim, agradecemos a confiança depositada e contamos com seu beneplácito para os diferentes cargos administrativos do CH:
DIRETOR:
Belarmino Mariano Neto – Mat. 322487-2
DIRETORA ADJUNTA:
Wanilda Lima Vidal de Lacerda Mat. 322509-7
Chefe Departamento de Direito:
Josemar Emídio Leite - Mat. 321050-2
Chefe-Adjunto de Departamento de Direito:
José Baptista de Mello Neto – Mat. 323017-1
Coordenador(a) de Direito:
Luciana Maria Moreira Souto – Mat. 322956-4
Coordenador(a) Adjunto(a) de Direito:
Agassiz de Almeida Filho – Mat. 322972-6
Departamento de História e Geografia:
Francisco Fábio Dantas da Costa – Mat. 322489-9
Chefe Adjunto de Departamento de Geo-História:
Carlos Alberto Dantas Bezerra – Mat. 321048-1
Coordenador(a) de Geografia:
Luciene Vieira de Arruda – Mat. 322488-1
Coordenador(a) Adjunto(a) de Geografia:
Carlos Antonio Belarmino Alves – Mat. 321037-5
CONEXÕES HUMANAS!
Guarabira, 11 de maio de 2009
Link - http://conexoeshumanasuepb.blogspot.com/ email - conexoeshumanasuepb@gamil.com
Aos Docentes, Servidores(as) Técnico-Administrativos(as) e Discentes do Centro de Humanidades:
No momento em que estamos apresentando os nossos nomes como candidatos à Direção do Centro de Humanidades da UEPB, chefias departamentais e coordenações de Curso, com Gestão para o
Biênio 2009-2011, sabemos que estamos também, submetendo ao julgamento de toda a comunidade acadêmica deste Campus: a pessoa que somos, o nosso desempenho e competência profissional, o modo como nos relacionamos com os docentes, servidores/as técnico-administrativos/as e discentes.
O nome escolhido para nossa chapa, Conexões Humanas é o início, do que nos move: o ideal de trabalharmos juntos com vocês, conectados, para a melhoria e o crescimento qualitativo e quantitativo do CH, para torná-lo a Instituição de Ensino Superior de que precisamos e desejamos. Reconhecemos os avanços da UEPB nos últimos anos, conhecemos que são muitos os desafios que ainda nos aguardam, mas confiamos no potencial humano de que dispomos: docentes bem capacitados e engajados, funcionários responsáveis e bem dispostos a colaborar e estudantes que buscam um ensino de qualidade. Tudo isto é força e energia que revigora nosso espírito e nos leva a propor o trabalho que esperamos realizar quando eleitos.
No tempo em que ventos suis
Causavam estragos gerais
Fiz barrocas nos quintais
E plantei cravos azuis
(Ariano Suassuna)
O nosso projeto começa pela afirmação de princípios éticos às diversidades, à pluralidade de ideias, à coisa pública, à autonomia departamental e com o compromisso de gestão direta e coparticipativa dos diferentes setores da universidade, de luta por melhores condições de Ensino, Pesquisa e Extensão e, ainda, por dar visibilidade ao CH junto à comunidade guarabirense e às circunvizinhas, conscientizando-as da importância de formar profissionais que a elas vão servir, e firmar, junto aos órgãos competentes desses municípios, parcerias em projetos e convênios. Assim, estruturamos a nossa carta programa considerando três pontos: a) Ensino, Pesquisa e Extensão; b) relação com a comunidade; c) infra-estrutura e questões administrativas do CH.
Na nossa gestão, comprometemo-nos a:
A) ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Lutar pelo envolvimento dos professores(as) doutores, mestres e especialistas com a pesquisa e com a extensão, criando possibilidades para que possam participar de projetos de pesquisa e extensão, cadastrando-se nos grupos de pesquisas existentes no CH e sendo por eles absorvidos, criando condições para co-orientações em projetos financiados por órgãos de fomento;
Lutar pelas novas instalações da Biblioteca do CH e ampliar o acervo bibliográfico;
Incentivar a participação de professores(as) e estudantes em encontros, congressos e simpósios de áreas, graças ao envolvimento em projetos de pesquisa e extensão e em projetos extra-institucionais e de apoio dos professores da UEPB, tanto na organização de eventos, quanto no acompanhamento de bolsistas fora da UEPB, com instituições como: CARITAS, SEBRAE, MST, CPT, UFPB, UFCG, INCRA, GAGEPA entre outras.;
Lutar por mais vagas de Monitoria e incentivar os projetos voluntários (PIVIC), os projetos de Iniciação Cientifica (PIBIC) e os projetos de viagens de campo, viagens programadas para encontros, congressos e simpósios das áreas, com a participação de estudantes e professores(as) apresentando trabalhos;
Lutar para que se estabeleçam novos concursos públicos para professores(as) e funcionários(as) da UEPB, até a formação de um quadro efetivo completo em todos os cursos e áreas da administração;
Garantir a permanência dos cursos de especialização em Geografia e Letras e abertura de outros cursos na área de Direito, História e Pedagogia. Desde já, entendemos ser possível uma especialização interdisciplinar sobre métodos e práticas de ensino para graduados e professores da rede de ensino;
Elaborar um projeto interdisciplinar de especialização a partir do curso de Direito voltado para os Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (DHESC), que possa envolver os conselhos municipais, os fóruns da região e a sociedade civil organizada;
Lutar para implantar um projeto em nível de Mestrado na perspectiva das Ciências Humanas e/ou Sociais, com linhas que atendam as áreas de Letras, Educação e Ciências Jurídicas;
Organizar uma coordenação geral para as práticas pedagógicas ou de ensino, com espaço físico definido, funcionário responsável e professores coordenando as atividades. Essa proposta relaciona-se diretamente com a programação das escolas estaduais e com o exercício dos estágios supervisionados;
Institucionalizar um projeto de extensão para que os alunos concluintes, professores do CH e professores da rede estadual e municipal de ensino possam se preparar para as seleções de mestrado. Nesse caso, deve se preocupar com a elaboração de projetos de pesquisa, definições metodológicas, bases teóricas e inglês e/ou francês instrumental;
Oferecer um curso de informática básico para professores e funcionários que ainda não estão preparados para o manuseio dessa nova ferramenta de trabalho;
Criar condições para o acesso aos órgãos de fomento a pesquisa, preparando os professores(as) para a construção dos seus currículos lattes na base de dados do CNPq; cursos de formação oferecidos on line na rede; caça de editais e preparação de projetos de pesquisa para concorrer aos editais;
Trabalhar para a constituição efetiva de uma revista cientifica trimestral do CH, que se inspire nos periódicos qualis, em formato papel e digital;
Considerar as iniciativas advindas do Movimento Estudantil Organizado, representado em seus Centros Acadêmicos (CA’s) e em Nível de Diretório Central dos Estudantes (DCE), contribuindo, no possível, para a realização de eventos, cursos de formação, congressos, encontros, simpósios e reivindicações por melhorias aos seus pares, como a possibilidade de constituição da Residência Universitária em Guarabira;
Organizar um Seminário sobre a Memória Viva da UEPB/CH, desde sua fundação (FAFIG) até os dias atuais. A idéia e trazer para a UEPB, trajetórias de vida, tanto dos professores da instituição, quanto dos ex-alunos que atualmente ocupam diferentes cargos e atividades profissionais, em empresas privadas, ou no serviço público;
Articular, junto ao curso de Direito, um Núcleo de Pesquisas e Práticas Jurídicas que esteja relacionado com o escritório modelo e com as atividades de Direito já desenvolvidas pelos professores que atuam tanto na área de ensino-pesquisa, quanto nas práticas jurídicas;
Implantar um projeto de “CURSINHO SÓ HUMANAS/UEPB” nos moldes do UNIVEST/CONVEST, aproveitando os estudantes em final de curso e a área de práticas de ensino para o exercício dos graduandos e incentivo aos estudantes da rede pública em prestar vestibular para a UEPB/CH;
Organizar concurso para a valorização de trabalhos monográficos de acordo com as áreas de conhecimento;
Apoiar a realização de eventos acadêmicos como ciclos de palestras, debates, encontros, seminários e cursos de formação que valorizem os conhecimentos científicos ou as demandas da sociedade organizada;
Lutar pela aquisição de uma mapoteca para aulas de geografia, história, letras e pedagogia. Bem como para a aquisição de programas que usem cartografia digital e sistemas de informação geográfica;
Oferecer um curso sobre o novo acordo ortográfico para Docentes e Servidores/as Técnico-Administrativos/as que desejem conhecer as novas regras da ortografia.
B) RELAÇÃO COM A COMUNIDADE:
Ampliar as nossas conexões humanas com outras instituições, públicas e privadas, no sentido de celebrar convênios e parcerias para aquisição de material e desenvolvimento de atividades que possam beneficiar tanto a comunidade acadêmica, quanto a comunidade local;
Criar uma Ouvidoria para o CH, possibilitando assim uma maior interação com a sociedade civil;
Fazer contatos com o poder local para a instalação de ciclovia, acostamento e iluminação do trecho que vai da UEPB até o Posto Frei Damião, facilitando o acesso ao CH por meios ecológicos como ciclismo e caminhada, bem como a garantia de um serviço público de transporte regular do centro de Guarabira até a UEPB, com passagens a preços justos e respeito a horários de embarque e desembarque de passageiros;
Buscar uma maior aproximação da instituição com a Secretaria Municipal de Educação e com a 2ª Regional de Ensino da Paraíba com vistas à criação de uma Escola Modelo para o exercício das práticas de ensino; cursos de formação e aperfeiçoamento para professores da rede municipal e estadual de ensino infantil, fundamental e médio.
Criar um fórum de debates com a sociedade civil organizada e os poderes constituídos, sobre o real papel da UEPB para a região, assim como a necessidade de criação de um novo curso para o turno da manhã, pois existe todo um corredor de salas livres e a crescente busca de estudantes por novos cursos;
Buscar parceria com a Guaraves no sentido de iniciar um programa para a plantação de mudas de Eucalipto cheiroso nas proximidades das cercas do CH, bem como, de providências na instalação de mais filtros de ar em suas instalações;
Articular junto aos poderes constituídos e sociedade local um Museu, Fundação e/ou Instituto do Agreste que sistematize e organize os elementos da história, geografia, produção literária, fonográfica, iconográfica e outros bens patrimoniais que valorizem o conhecimento regional;
C) INFRA-ESTRUTURA E QUESTÕES ADMINISTRATIVAS DO CH
Garantir a constituição de um Planejamento Geral Participativo para sanar as limitações técnicas e operacionais. Redefinição de espaços, aquisição de equipamentos, sistema complementar de segurança eletrônica, pela atualização e renovação de aparelhos eletrônicos e pela qualificação docente e técnica;
Ter até 2010 o CH completamente conectado ou em rede, com a ampliação da capacidade em acessar a internet; com a completa informatização dos dados dos estudantes e professores junto às coordenações de cursos e; com a implantação de uma página do CH em link com a página on line da UEPB, trazendo informações sobre as diferentes atividades do CH e da comunidade acadêmica;
Fazer contato com os órgãos competentes para a conclusão das obras que faltam no anexo do CH, biblioteca, salas de aula e recuperação das antigas instalações que se encontram estragadas;
Organizar o espaço de estacionamentos, demarcação de espaço para as motocicletas, ampliação do estacionamento na lateral do bloco de Geografia, com pavimentação, iluminação e arborização dessa área;
Empenhar-se pela instalação de um caixa eletrônico do Banco Real no anexo do CH;
Lutar pela inclusão de um técnico da área de Ciências Contábeis para o Centro de Humanidades, para que o mesmo possa contribuir com as prestações de conta do CH, bem como de todas as prestações de conta dos projetos de pesquisas com financiamento a exemplo do CNPq/PROPESQ/ISA/Parque Tecnológico entre outras instituições de fomento à pesquisa;
Valorizar a atuação dos(as) servidores(as) do CH e do pessoal de apoio, criando oportunidades para que o/as mesmos(as) se especializem, passem por treinamentos e se qualifiquem para um melhor desempenho de suas funções;
Apoiar a ação sindical dos professores e funcionários da instituição e criar as condições para o registro de uma associação dos servidores da UEPB/CH, pois existem bens patrimoniais (terreno) comprado pela antiga FAFIG e doado para a categoria e que precisa ser efetivamente registrado e desfrutado. Nesse espaço será possível lutar por uma sede social para os servidores e familiares;
Lutar pela aquisição de um micro-ônibus para a realização de atividades de campo, estágios supervisionados dos concluintes, práticas pedagógicas nas escolas, viagens para encontros de pequenas e médias distâncias, entre outras atividades e; por um novo veículo para as atividades administrativas do CH;
Trabalhar pela criação de novas salas de aula; ambiente de professores com banheiro e salas para orientações, melhoria em salas já existentes: iluminação, circulação de ar, tomadas, lixeiros; instalação de uma sala exclusivamente para o arquivo; ampliação da sala de Geologia, Pedologia e Paleontologia (Núcleo de Estudos Ambientais);
Buscar a instalação de um “Centro de Vivência”, com uma central de xérox, praça de alimentação, banca de revista/livros, anfiteatro aberto e coberto;
Colocar em prática o projeto que harmoniza o padrão estético do CH, em especial no que tange aos espaços livres, como jardins e canteiros.
Este projeto de gestão para o CH nomeado de Conexões Humanas é fruto de um constante ciclo de conversas e reuniões com os três segmentos da UEPB/CH. Muitas outras questões ainda serão levantadas, por entendemos que essa carta programa é apenas o ponto de partida e que o compromisso assumido é ainda maior, pois os problemas enfrentados no cotidiano apontarão para novas práxis. Assim, agradecemos a confiança depositada e contamos com seu beneplácito para os diferentes cargos administrativos do CH:
DIRETOR:
Belarmino Mariano Neto – Mat. 322487-2
DIRETORA ADJUNTA:
Wanilda Lima Vidal de Lacerda Mat. 322509-7
Chefe Departamento de Direito:
Josemar Emídio Leite - Mat. 321050-2
Chefe-Adjunto de Departamento de Direito:
José Baptista de Mello Neto – Mat. 323017-1
Coordenador(a) de Direito:
Luciana Maria Moreira Souto – Mat. 322956-4
Coordenador(a) Adjunto(a) de Direito:
Agassiz de Almeida Filho – Mat. 322972-6
Departamento de História e Geografia:
Francisco Fábio Dantas da Costa – Mat. 322489-9
Chefe Adjunto de Departamento de Geo-História:
Carlos Alberto Dantas Bezerra – Mat. 321048-1
Coordenador(a) de Geografia:
Luciene Vieira de Arruda – Mat. 322488-1
Coordenador(a) Adjunto(a) de Geografia:
Carlos Antonio Belarmino Alves – Mat. 321037-5
CONEXÕES HUMANAS!
Guarabira, 11 de maio de 2009
A carta programa foi registrada e agora se encontra a disposição de todos(as). Saudações universitárias, Belarmino.
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